segunda-feira, 2 de julho de 2012

Ativ.1.3 Reflexão do discente Ladislau Dowbor

(14/05/2012)
Anotação aluno: O mundo do mercado de trabalho já há muito tempo passou do trabalho braçal para um trabalho mais mecanizado e lógico mais tecnológico, mais facilitador. O problema é que a escola não acompanhou toda essa evolução tecnológica, fizeram por muito tempo no conteúdo um processo lecionador e não se preocuparam em ser organizador de conhecimentos trazendo prejuízos significativos para a ingressão dessa demanda de alunos que terminaram o ensino médio e não estavam preparados de forma mais específicas para disputar uma vaga no mercado de trabalho. Porém nos últimos anos toda essa tecnologia tornou-se mais acessível as pessoas de baixa renda, chegando aos lugares periféricos, as zonas rurais e as demais classe sociais. Que se espera nas próximas gerações é que haja um planejamento mais sistematizado e visando sempre a melhoria do ensino e preparando esses para que possam estar de igual nível para a concorrência no mercado de trabalho.

Listar comentários(2)
May 22 2012 12:01:33:000AM (MARIA JOSÉ CAETANO LIMA)
É Vagno, a escola dos nossos dias esta sendo atropelada e bombardeada pelas novas tecnologias que estão simplesmente invadindo toda a humanidade. Nós não temos como fechar olhos para os novos avanços e tudo esta chegando cada vez mais rápido. Cada vez mais se faz necessário para nós educadores a nos adequarmos as novas regras imposta pela humanidade no sentido de adotarmos as essas novas tecnologias e usarmos de forma mais proveitosa possível.


May 27 2012 12:31:58:000AM (MARIA JOSÉ CAETANO LIMA)
É Vagno e para que essa possibilidade se efetive e possa-se atingir a tão falada "qualidade da educação" é imprescindível que todos os membros da comunidade escolar, em especial os professores, sejam envolvidos no processo e na discussão sobre os objetivos e as possibilidades da introdução do computador e das redes de computadores na escola, revisando e renovando conteúdos e procedimentos, de forma que uma nova lógica possa instaurar-se na escola. Parabéns pela valiosa contribuição Maria José

Unidade II- Atividade 2.1/Conceituando Hipertexto, Internet e Hipermídia

Enviada em Jul 2 2012 08:30:39:000PM


Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. , que seria a ligação de textos com outros textos. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas.

Hipermídia é a reunião de várias mídias num suporte computacional, suportado por sistemas eletrônicos de comunicação. Hipermídia vem sendo disseminada no campo interdisciplinar da literatura, da escrita criativa e da computação em países como Estados Unidos, Inglaterra, Espanha e França e produzindo resultados interessantes no âmbito da experimentação.


A Internet é o maior conglomerado de redes de comunicações em escala mundial e dispõe milhões de computadores interligados pelo protocolo de comunicação TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da World Wide Web (Rede de Alcance Mundial), e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos.

Unidade I- Atividade 1.2- Individual / Quem sou como professor Aprendiz?Unidade I- Atividade 1.2- Individual / Quem sou como professor Aprendiz?Unidade I- Atividade 1.2- Individual / Quem sou como professor Aprendiz?

Enviada em May 14 2012 09:33:40:000PM


Ser professor...
É fato de conhecimento público que a Educação no Brasil tem ocorrido mudanças consideráveis no que diz respeito as praticas pedagógicas, as mais variadas metodologias de ensino. Há vários fatores que foram responsáveis por essas transformações na educação no Brasil. Sou professor, ainda, com pouco tempo de experiência, licenciado em Educação Física em 2004 e de lá para cá tenho 6 anos de experiência profissional, me considero que sou um professor de seis anos de experiência e não com seis anos de experiência repetidos. São seis anos de experiência buscando e procurando sempre obter mais conhecimentos para que possam contribuir na minha vida profissional e compreendendo esse conhecimento de forma a promover uma reelaboração desses conhecimentos para a clientela com a qual trabalho, fazendo essa transposição didática no sentido da minha capacidade de ensinar. Ser um professor reflexivo é estar lendo nosso entusiasmo de ensinar e pensar, repensar e pensar novamente sobre nossa vida docente.
É fato que os valores éticos, morais e sociais tiveram mudanças radicais e todas elas refletem na escola e a mesma reflete na sociedade, um depende do outro, um está ligado ao outro, dessa forma a família deve ajudar de maneira contínua e parceira para com a escola, pois, essas duas instituições devem ser sempre parceiras para que possam num futuro breve conquistar novas mudanças.

Aprendendo e ensinando com as TICs atv.1.1

Apresentação: Eu, tu, ele... seres em construção!

Objetivo:
Olá caros cursistas,

Estamos felizes em contar com a sua participação no Curso de Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Utilizem este espaço para falar um pouco sobre você. É o momento de nos conhecermos melhor! Faça uma breve apresentação e relate suas expectativas quanto ao curso.
Abraços,

Vagno dos Santos Muniz May 7 2012 09:36:39:000PM
Olá!
Sou Vagno Muniz profissional de Educação Física, professor desde de 2004, formado pela UFAC em 2004, Pós graduado em 2006 e desde de 2012 estou como gestor escolar da escola Olavo Bilac, sinto-me na responsabilidade de aperfeiçoar os, meus conhecimentos nas TICs para que possamos contribuir na orientação digital dos nossos discentes e docentes. Dede de já desejo para todos que possamos fazer um bom curso e que esse conhecimento adquirido possa frutificar nas nossas escolas.